Músicos
“Dois Corações” – O Hino das Bandas | Alexandre M. L. Barbosa


   Pedro da Cruz Salgado é o autor da música “Dois Corações”, o “hino das bandas de música” do Brasil.

  A história da composição de “Dois Corações” é antológica. Os anúncios de venda de partituras no Jornal “Luz d’Apparecida” renderam muito trabalho a Pedro Salgado.

  Dentre seus principais clientes, estava o senhor João Rodrigues do Carmo e Souza, pessoa ligada à música na cidade de Conceição do Serro, em Minas Gerais.

  Como a transação comercial era feita por correio ou telégrafo, João fazia os pedidos de um lado, e Pedro, de outro lado, encaminhava as músicas. Nunca se conheceram pessoalmente, mas a amizade ficou perpetuada numa belíssima peça musical.

  João Rodrigues do Carmo e Souza, certa feita, presenteou Pedro Salgado com uma caneta de prata.
Em agradecimento ao amigo, Pedro da Cruz Salgado compôs, em 14 de janeiro de 1920, “Dois Corações”, um dos dobrados militares “mais famosos de todos os tempos” (O Globo, 07/09/1971).

  “Dois Corações” foi trilha sonora do filme “Tico-tico no fubá” estrelado pelos premiados atores Anselmo Duarte e Tônia Carrero. Anselmo Duarte foi protagonista de “O Pagador de Promessa” que lhe valeu a “Palma de Ouro”, em Cannes, em 1962.

  “Dois Corações” foi música internacionalmente executada em Portugal, Espanha e, até mesmo, na Rádio de Moscou.

  Em 1984, o Ministério da Educação e Cultura e a FUNARTE (Fundação Nacional de Arte) desenvolveram, através do Instituto Nacional de Música, o Projeto Pro-memus, com o objetivo de resgatar a memória musical brasileira referente a músicas para bandas no país.

  Com “Dois Corações”, as músicas “Brasil Glorioso” e “Saudade de Monte Azul”, compostas pelo maestro, estão incluídas entre as oitenta músicas que compõem o “Repertório de Ouro das Bandas de Música do Brasil”.

  Suas maviosas composições renderam-lhe mérito e reconhecimento da parte de importantes instituições ligadas à música e à cultura do país.

  Em 15 de novembro de 1971, recebeu o diploma de Honra ao Mérito do Conselho Estadual de Cultura conferido pelo conservatório Dramático Musical Dr. Carlos de Campos, da cidade de Tatuí. Durante as festividades da XI Semana de Música recebeu o reconhecimento do governo paulista pelos relevantes serviços prestados à música do Estado de São Paulo.  


(Clique na imagem para ampliar)
  No dia do sesquicentenário da independência, o autor de “Dois Corações” recebeu o título de “Correspondente Cultural da Academia Brasileira de Belas Artes”, órgão consultivo do governo federal.

  O diploma traz a assinatura do general José Venturelli Sobrinho e concede a honraria “ao maestro Pedro Salgado, conceituado Compositor e Regente Musical, pelo seu mérito artístico e relevantes serviços ao país no ramo da sua ativa especialidade”.

  Quando o autor de “Dois Corações”, já em avançada idade, assumiu a regência da Banda Musical de São Caetano do Sul mereceu as seguintes palavras do jornalista J. L. Franco:

   “Maestro Pedro Salgado que conhecemos é nome internacional da música popular brasileira (...). Para nós foi uma surpresa muito agradável conhecer o maestro Pedro Salgado que desde menino aprendemos a admirar através das suas composições...” (Jornal de São Caetano).

  Dentre as bandas que tocaram Pedro Salgado, um especial destaque para a Banda de Música da Guarda Civil do Estado de São Paulo que produziu vários Long Plays contendo dobrados e valsas do compositor.

Outros dobrados famosos:
Coração de mãe – 1929
Mestro João Massini – 1942
Aldemar Vidal – 1948
Trabuco – 1956
Arlindo Cocciufo – 1957
Maestro Waldir Rodrigues – 1960
Saudades do Arrozal do Piraí – 1960
J. da Silva Vidal – 1964
Rubens Moraes Sarmento – 1964
Salve Antarctica – 1965
Gloriosa Guarda Civil – 1967
Comendador Jorge Bittar – 1970
Presidente General Médici – 1972

  Os títulos dos dobrados geralmente eram nomes de amigos que gozavam do respeito de Pedro Salgado. Uma forma singela de homenagem que ele estendia às mulheres quando intitulava suas valsas.


Warning: include(../include/menu.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/8/6f/01/jornalolinceinsti/public_html/galeria/musicos/pedro_salgado/pages/pedro_salgado5.php on line 87

Warning: include(../include/menu.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/8/6f/01/jornalolinceinsti/public_html/galeria/musicos/pedro_salgado/pages/pedro_salgado5.php on line 87

Warning: include() [function.include]: Failed opening '../include/menu.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /home/storage/8/6f/01/jornalolinceinsti/public_html/galeria/musicos/pedro_salgado/pages/pedro_salgado5.php on line 87

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



La Farma
Roseira/ SP
Tel.: (12) 3626.2915

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



Acoplan Papelaria e Informática
Rua Dr. Rangel de Camargo, 38
Ponte Alta - Aparecida/SP
Tel.: (12) 3105.7555
acoplan@uol.com.br

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



Posto Princesa do Vale
Av. Itaguaço, 1616
São sebastião - Aparecida/SP
Tel.: (12) 3105.0767
Tel.: (12) 3105.6415

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



Hotel Cathedral
Avenida Getúlio Vargass, 901
Aparecida/SP
Tel.: (12) 3105.1051
Tel.: (12) 3105.3413
email
www.hotelcatedral.com.br
  © 2007 • 2014 Jornal O Lince, tem o que ler  | Tel.: (12) 9 9138 5576 | redacao@jornalolince.com.br
  Rua Alfredo Penido, 101, Jardim São Paulo
  Aparecida, SP | CEP 12570-000