Warning: session_start() [function.session-start]: open(/home/jornalolince/tmp/sess_u085vbpo0s88odujgniq8fhjv2, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in /home/storage/8/6f/01/jornalolinceinsti/public_html/ano/mes/editoria/materia.php on line 3
...| Os inescrupulosos redentoristas | Ágora | Jornal O Lince |...
 
Nº 49 | janeiro / fevereiro 2013
Ágora

Os inescrupulosos redentoristas | Padre César Moreira CSsR.

A iniciativa da administração do Santuário Nacional, exercida pelos missionários redentoristas, de instalar um serviço de teleférico entre a Basílica Nacional e o Morro do Cruzeiro, aliás, local reformado e embelezado, incluindo obras de arte, pela mesma administração com a participação de particulares, deu motivo ao Redator Proprietário do jornal O LINCE, na edição de nov/dez de 2012, para fazer uma série de reflexões nas quais chama os redentoristas de inescrupulosos.

Inclusive no parágrafo de maior destempero verbal, o senhor Alexandre Marcos Lourenço Barbosa diz que: "em nome da modernidade... a inescrupulosidade impera... e o sentido originário de levar a Copiosa Redenção (slogan dos redentoristas, que traduzido indica a abundante redenção, que deve motivar os membros da CSSR a agir) é corrompido pela prática voltada ao fortalecimento financeiro de uma instituição criada para ter religiosos "fortes na fé, alegres na esperança, ardentes na caridade, inflamados no zelo, humildes e sempre dados à oração".

Para entendimento pleno do leitor, o texto da Constituição da CSSR (Congregação do Santíssimo Redentor, nome oficial da Congregação dos Missionários Redentoristas, na Igreja Católica) citado acima traça o ideal de perfil de todos nós, membros da Congregação. Para o autor do editorial de O LINCE, pois, nós todos, redentoristas de Aparecida, estamos nos deixando corromper em busca de fortalecer financeiramente nossa instituição.

O texto não para aí. Segundo o autor, existe um projeto secular, iniciado pelos redentoristas alemães chegados em Aparecida em 1894, raiz do objetivo escuso colocado em prática até o presente. Para tanto, todas as iniciativas tomadas, como criação de romarias organizadas, montagem de um "respeitável aparato de mídia impressa e eletrônica", construção de uma grande igreja para as massas tiveram a mesma finalidade: o enriquecimento, obtido inescrupulosamente.
Segundo ainda o editorialista, o Governo Federal, em várias fases da implementação do imponente projeto redentorista, teve atuação destacada. Incluem-se, o governo de Juscelino Kubitschek que deu a estrutura metálica da torre da Basílica Nova; o governo de Costa e Silva que construiu a "Passarela da Fé"; o governo de João Figueiredo que pagou o asfaltamento do pátio interno do Santuário para a vinda do Papa, em 1980; e ainda no majestoso Centro de Eventos, recém inaugurado, placa de um Ministério Federal informaria o valor ali aplicado. Quanto à última afirmativa, não há notícia da dita placa nem da parte dos primeiros responsáveis pela obra. Na ótica do redator, pois, tais governos foram cúmplices do projeto de corrupção dos redentoristas instalado em Aparecida, o que exige ação urgente de quem de dever para reaver o dinheiro irregularmente aqui empregado...

Para não concluir (plagiando o texto no penúltimo parágrafo), a mais importante reflexão do dono do jornal O LINCE, como ele mesmo escreve, diz respeito à fase agressiva do grande projeto de implementação de uma estrutura de turismo de confinamento. O plano inclui, além de toda a área da Nova Basílica, o recém inaugurado hotel, com seu espaço privilegiado de lazer, de compras (evidentemente, e que o texto não lembra) e devocional, por suposto. Assim, os "gestores congregados", como somos chamados nesse momento, querem manter o romeiro turista ou vice versa nos espaços comercialmente administrados pelo santuário. Tudo, a conclusão se impõe, para que os inescrupulosos redentoristas de Aparecida se enriqueçam.

Essa postura de certa parte de aparecidenses é antiga e recorrente. Mas, quanto eu saiba, nunca chegou às páginas de um jornal - que deseja distinguir-se pelo que "tem o que ler" - de maneira tão crua e desonesta. Acusar-nos de ter perdido o ideal e o sentido da nossa vida e de nosso trabalho ofende-nos profundamente.
 
 
 
 
  © 2007 • 2014 Jornal O Lince, tem o que ler  | Tel.: (12) 9 9138 5576 | redacao@jornalolince.com.br
  Rua Alfredo Penido, 101, Jardim São Paulo
  Aparecida, SP | CEP 12570-000


Warning: Unknown: open(/home/jornalolince/tmp/sess_u085vbpo0s88odujgniq8fhjv2, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/home/jornalolince/tmp) in Unknown on line 0