Warning: session_start() [function.session-start]: open(/home/jornalolince/tmp/sess_jnh89gb4k8ka7g22dl8th4rt87, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in /home/storage/8/6f/01/jornalolinceinsti/public_html/ano/mes/editoria/materia.php on line 3
...| Prêmios concedidos pelo Instituto de Estudos Valeparaibanos | Focus | Jornal O Lince |...
 
Nº 48 | novembro / dezembro 2012
Focus

Prêmios concedidos pelo Instituto de Estudos Valeparaibanos | Diego Amaro de Almeida

“Aos trinta dias do mês de junho do ano de hum mil novecentos e setenta e três, na sede do Museu ‘Frei Galvão’, à Praça Conselheiro Rodrigues Alves, número quarenta e oito, às vinte horas, reuniram-se professores, historiadores, pesquisadores e sociólogos, com a finalidade de fundarem o Instituto de Estudos Valeparaibanos, entidade cultural, em nível superior, sem finalidade de lucro, com sede e foro judiciário na cidade de Guaratinguetá, Estado de São Paulo.

Iniciando a reunião, o professor José Luiz Pasin expôs as finalidades principais do Instituto de Estudos Valeparaibanos, destinado a centralizar os estudos e pesquisas sobre a região valeparaibana, congregar os estudiosos e pesquisadores, manter uma biblioteca, arquivo, filmoteca, hemeroteca e mapoteca e promover simpósios, congressos, seminários, cursos, pesquisas e outras promoções relacionadas com o Vale do Paraíba. (da Ata de Fundação do IEV)

Há quase trinta anos o Instituto de Estudos Valeparaibanos instituiu o seu primeiro prêmio com o propósito de incentivar a produção científico-literária na região. Desde então, outros foram criados. Conheça um pouco mais sobre os prêmios anualmente conferidos pelo IEV:

I – Prêmio Cultural Eugênia Sereno



Criado em 1984 pelo Instituto de Estudos Valeparaibanos com o apoio do Escritor Mário Graciotti, destinado a homenagear a memória da Escritora Eugenia Sereno (Benedita Rezende Graciotti), nascida em São Bento do Sapucaí e autora do Romance “O Pássaro na Escuridão”, consagrado pela crítica especializada.

Destinado a premiar anualmente obras de real interesse para os estudos valeparaibanos.

Eugenia Sereno nasceu em São Bento do Sapucaí, a 13 de setembro de 1913.

Depois de estudar na cidade de São Paulo, no bairro do Brás, onde fez o curso normal, e na cidade do Rio de Janeiro, onde fez curso de educadora sanitária, transferiu-se para São Bento do Sapucaí, onde nascera.

Lá se baseou para escrever sua grande obra “O Pássaro da Escuridão” que é classificado como um dos maiores e notáveis romances da nossa língua, o que conferiu a Eugenia Sereno honorárias notabilidades dos críticos literários da época, consagrando-a.

II – Distinção Cultural Paulo Camilher Florençano



Criada em 1990, com a finalidade de homenagear a memória do historiador e museólogo Paulo Camilher Florençano, nascido em Taubaté e idealizador dos Museus “Casa do Bandeirante” e “Casa do Grito” (São Paulo), Museu dos Ciclos Sócio Econômicos do Vale do Paraíba (Aparecida) e da Divisão dos Museus, Patrimônio e Arquivos Históricos do Município de Taubaté.

Concedida anualmente a valeparaibano ou instituição que tenha trabalho em prol da cultura e da preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental do Vale do Paraíba.

O Professor Paulo Camilher Florençano nasceu em Taubaté, em 18 de abril de 1913 e Faleceu em 27 de setembro de 1988.

Foi professor primário e universitário, historiador, pintor, desenhista, tendo ilustrado centenas de obras literárias e poeta.

Ampliar imagens

III – Medalha de Mérito Paulo Pereira dos Reis



Instituída em 1996, com a finalidade de homenagear a memória do sociólogo e pesquisador Paulo Pereira dos Reis, membro fundador do IEV e seu presidente no período de 1978 a 1980. Autor de Várias obras sobre Lorena e o Vale do Paraíba Paulista, nos séculos XVI, XVII e XVIII e doador de sua biblioteca ao Instituto de Estudos Valeparaibanos. Foi membro da Academia Paulista de História e da Academia Paulista de Letras.

Concedida anualmente a um Valeparaibano que tenha contribuído com sua vida e obra para evolução cultural e social de São Paulo e do Brasil.

O Professor Paulo Pereira dos Reis nasceu em Piquete, em 25 de abril de 1919 e faleceu em 30 de março de 1997.

Escreveu diversos livros e artigos, pertenceu à Academia Paulista de História, Instituto Histórico Geográfico de São Paulo. Foi um dos membros fundadores e Presidente do IEV – Instituto de Estudos Valeparaibanos.

IV – Distinção Ecológica José Luiz Pasin



Criado em 2008, em homenagem a um dos fundadores do IEV.

Concedido a pessoa ou entidade que contribua nas questões ambientais.

José Luiz Pasin é natural de Aparecida-SP, onde nasceu a 27 de agosto de 1939, filho de José Pasin e de Thereza de Trannin Pasin. Professor, pesquisador no Núcleo de Pesquisa Regional do Unisal – Universidade Salesiana de Lorena, nas Faculdades Integradas “Teresa D’Ávila” e especialista em Geografia, História, Literatura e Turismo do Vale do Paraíba. È membro da Academia Paulista de História, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, do Colégio Brasileiro de Genealogia, do Instituto Histórico e Artístico de Paraty, do Instituto Genealógico Brasileiro, da União Brasileira de Escritores, do Corem-Conselho Regional de Museologia do Estado de São Paulo e idealizador e fundador do Instituto de Estudos Valeparaibanos, sediado em Lorena - SP.

V - Prêmio IEV de mídia cultural



Criado em 2011, para pessoa ou entidade com forte atuação na difusão cultural.

Diego Amaro de Almeida é mestrando em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e membro do IEV.

 
 
 
 
  © 2007 • 2014 Jornal O Lince, tem o que ler  | Tel.: (12) 9 9138 5576 | redacao@jornalolince.com.br
  Rua Alfredo Penido, 101, Jardim São Paulo
  Aparecida, SP | CEP 12570-000


Warning: Unknown: open(/home/jornalolince/tmp/sess_jnh89gb4k8ka7g22dl8th4rt87, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/home/jornalolince/tmp) in Unknown on line 0