Para resgatar o trabalho literário que tem sido feito, desde a fundação da academia, os acadêmicos, como arautos culturais, lançam coletâneas, todos os anos, com o intuito de perpetuar a memória da ATL, engrandecendo o nome de nossa cidade. Cada uma espelha as diversidades que advêm dos contextos culturais dos seus escritores: poemas, acrósticos, contos, trovas, crônicas, haicais e artigos que retratam, literal-mente, esse ecletismo. São trabalhos que resgatam tradições e destilam saberes, com o intuito de legá-los às gerações vindouras, escrevendo ou reescrevendo a história, cônscios do papel que exercem como paradigmas, na sociedade em que fazem parte.
Em toda coleção, de I a VII, houve uma esmerada preocupação em resgatar valores, espargir cultura e captar os pensamentos mais sutis dos autores, deixando-os explícitos, nas entrelinhas de suas composições, nas páginas que os alojam. Não deixa de ser um arsenal literário produzido, única e exclusiva-mente, para legar às gerações vindouras a nossa história, o nosso modo de ver o mundo, o nosso comprometimento com a cultura, numa determinada época da nossa existência.
O nosso ilustre Acadêmico, Antonio Marmo de Oliveira, mais uma vez, foi o responsável pelo design da capa que é, sem dúvida alguma, uma obra de arte de inestimável valor.
Esperamos, veemente, que cada livro da coleção proporcione, aos leitores, momentos prazerosos e reflexivos.
Destarte, a ATL torna-se passível de uma trajetória de realizações socioeducativas e literárias, graças à magnitude intelectual e à grandeza moral dos seus acadêmicos, porém não deixando de lado o firme propósito de descobrir novos talentos no universo literário.
A ATL completou doze anos no dia 28 de abril. Doze anos de lutas, doze anos de glória, doze anos de realizações, apregoando e preservando a arte literária, procurando tornar este mundo, assolado por tanta violência, mais fácil de viver, desfrutando da poética como antídoto para tanta desgraça.
Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto é presidente da Academia Taubateana de Letras (biênio 2009-2011).
A Academia Taubateana de Letras, doravante designada pela sigla ATL, cumpre, sobremaneira, um dos mais importantes princípios irrevogáveis do seu estatuto: cultuar o vernáculo e o fazer literário, nas suas diversidades, apoiando quaisquer atividades que estejam identificadas com seus fins.
A ATL foi fundada em 28 de maio de 1999 e tem a sua sede na Rua Conselheiro Moreira de Barros, nº 203, Taubaté-SP, num espaço cedido, gentilmente, pela Universidade de Taubaté.
Foi declarada, pela Câmara Municipal de Taubaté, Utilidade Pública, pela Lei Municipal nº 3982 de 16/11/2006.
O seu idealizador, fundador e primeiro presidente foi o Prof. Aldo de Aguiar. Na época, convidou para orientar, nos detalhes técnicos da fundação da academia, o médico, trovador e presidente da Academia Pindamonhangabense de Letras, o Dr. José Valdez de Castro e Moura que, com sua experiência acadêmica, contando com a ajuda da Profª Maria Mércia Agostinho, na ocasião, Vice-Prefeita e Diretora do Departamento de Educação e Cultura Municipal, tornou realidade um sonho há muito acalentado. Foram os nossos primeiros acadêmicos. Mais tarde, outras personalidades de nossa cidade juntaram-se a esse grupo de líderes da mais alta estirpe.
O mandato de cada Presidente tem a duração de dois anos. Além do Prof. Aldo de Aguiar, tivemos as acadêmicas Thereza Freire Vieira, Maria Mércia Agostinho (por 2 vezes), Conceição Aparecida Fenille Molinaro e, atualmente, Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto, como presidentes da ATL.
Esse sodalício literário impera, com hegemonia, na nossa cidade, e congrega, no seu seio, pessoas das mais variadas profissões: médicos, advogados, professores, psicólogos, funcionários, dentistas, jornalistas e apresentadores de TV que são amantes confessos da arte literária. São, ao todo, 40 acadêmicos, expoentes da cultura da cidade, que ocupam 40 cátedras, como a maioria das entidades congêneres. A cada cátedra, corresponde um patrono, escolhido, com esmerado rigor, para dar nome a elas. São figuras insignes, já falecidas, que fizeram história em Taubaté.
De acordo com o nosso estatuto, os patronos da ATL são homenageados pelos acadêmicos que ocupam as suas cadeiras, em sessões solenes. São momentos de reverenciar os que se dedicaram, em vida, às produções literárias, científicas e filosóficas.
Com todo esse histórico, a ATL prossegue, triunfante, neste biênio 2009-2011, dando a devida atenção à comunidade e aos eventos sociais e literários, promovendo palestras, nas escolas, saraus, em asilos, concursos de redação para estudantes do Ensino Médio e 3ª idade, concurso de poesias, contos e trovas para a comunidade etc. Como não poderia deixar de ser, promovendo concursos internos de contos, poesias, slogans, bandeira, letra e música do Hino da Academia. No ano de 2010, reformulamos o regimento, resgatamos o histórico da ATL, participamos do intercâmbio de academias e, brevemente, teremos o site e a revista da Academia.
Enfim, cada vez mais, procura-mos dinamizar e modernizar a nossa ATL. A imprensa escrita e as TVs da cidade apoiam e divulgam os nossos projetos, em toda a região do Vale do Paraíba.
Roseira Imobiliária Av. Mário Monteiro dos Santos França, 29 Vila Roma - Roseira/SP Tel.: (12) 3646.2288 Tel.: (12) 3646.2763 Visite o site |
Eletro Renovadora Pç. Pd. Vitor C. de Almeida, 08 Jardim São Paulo-Aparecida/SP Tel.: (12) 3105.4781 Tel.: (12) 3105.4250 renovadoraseabra@uol.com.br |