Quase duas centenas de árvores já foram plantadas e, entre elas, encontram-se ingás, paineiras, jambolões, ipês de variadas cores, embaúbas, sangras d’água e um simbólico pau-brasil.
Evidente que medidas foram adotadas para que formigas e outras pragas não comprometessem o árduo trabalho, sendo que os produtos utilizados para combate são selecionados considerando-se seu mínimo impacto ambiental.
A comunidade, sensibilizada, já começa a esboçar suas primeiras atitudes preservacionistas. Plantam... cuidam... conservam... vigiam. E assim, os primeiros propósitos do projeto já começam a ganhar materialidade. Para se ter uma idéia, moradores plantaram flores ao longo de toda a face noroeste do quadrilátero, o que conferiu um visual duplamente belo: pela estética e pela cidadania demonstrada por aqueles que desejam cuidar do que é de todos.
Se o Rotary Club de Aparecida mantiver-se nessa trilha, unindo sociedade civil e poder público no encaminhamento de ações de interesse coletivo, a cidade terá, em breve, uma (APP) Área de Preservação Permanente cumprindo, a um só tempo, as funções de preservação, educação e entretenimento.
Diz o poeta: “o caminho se faz ao caminhar”. E esse é o poetar rotário.
Desde que o Rotary International, em 1990, demonstrou sua preocupação com a preservação ambiental, conclamando seus membros e a sociedade em geral para a proteção do planeta Terra, o mundo ganhou mais um aliado contra o uso degradador de nossos recursos naturais.
À época, Paulo Viriato Corrêa da Costa ocupava a Presidência do Rotary Internacional e nada mais consonante que um brasileiro para lançar, em nível mundial, uma campanha de sensibilização de lideranças e populações, no globo todo, em prol de uma causa literalmente vital para a humanidade.
Assim como a proposta de colaborar para a erradicação da poliomielite no mundo, a partir de então, a intenção de contribuir para a constituição de um ambiente natural saudável parece que não deixará a pauta rotária tão cedo.
Em Aparecida-SP, o Rotary local, um dos mais ativos clubes do Distrito 4600, iniciou, em julho de 2009, com a autorização e o apoio da administração municipal, um projeto exemplar de preservação ambiental: conservar e proteger uma área de pouco mais de 6.400 m2 localizada em espaço com essa destinação em um bairro do município, mas que, descuidada pela população e pelo próprio poder público, sofria a deterioração causada por lixo e entulho indevidamente ali depositados, corte indiscriminado de plantas nativas e soterramento de nascentes.
Diante de tamanho descalabro, os rotarianos de Aparecida decidiram aprovar o projeto interposto por Jefferson Ernani Nunes, durante a gestão do presidente Luiz Paulo da Cunha, e atuar na proteção e conservação do local que, a depender do entusiasmo e do trabalho dos membros do clube, tornar-se-á um aprazível bosque para usufruto dos moradores do bairro, como também dos demais munícipes e visitantes.
A empreitada para chegar ao sonho começou com a retirada do lixo e do entulho acumulados durante anos.
O segundo passo foi demarcar e cercar o terreno para evitar que acontecesse a indevida utilização para fins particulares de uma área pública.
Uma vez limpo e cercado, o local começou a receber o plantio das primeiras mudas de espécies nativas com a finalidade de reconstituir trechos assolados ao longo do tempo.
Leia também: Pico dos Marins – O Gigante de São Paulo
Acoplan Papelaria e Informática Rua Dr. Rangel de Camargo, 38 Ponte Alta - Aparecida/SP Tel.: (12) 3105.7555 acoplan@uol.com.br |
Hotel Cathedral Avenida Getúlio Vargass, 901 Aparecida/SP Tel.: (12) 3105.1051 Tel.: (12) 3105.3413 www.hotelcatedral.com.br |