Nº 31 | Janeiro/ fevereiro de 2010
Publicando

Wilson Gorj publicado em contos e crônicas para viagem | Eloísa Elena Resende Ramos da Silva

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player


(Clique na imagem para ampliar)

Um passeio com o "gatinho" pode ser perigoso (referência ao miniconto "Mãe"); aqui o universo é fantástico, mas parece tratar dos nossos medos e da violência que vigia as portas da sociedade civil. Mesmo em composição tão breve, não disfarça o gosto pelo humor e pela ironia. Nada é sem propósito. É irreverente e descortinador. Vemos pincelar, em tom, muitas vezes fantástico, com humor e criticidade as contradições do nosso dia-a-dia: a violência, a alienação, a ideologia, o autoritarismo, etc. Fico muito gratificada por dar minha contribuição ao projeto e vê-lo lançar talentos que, bem cuidados, trarão orgulho a todos nós, seus contemporâneos.

Eloísa Elena Resende Ramos da Silva é graduada em Letras e Mestre em Literatura Brasileira.

Wilson é, sem sombras de dúvidas, um escritor seleto da nossa contemporaneidade. Conheci seus trabalhos publicados na sua página virtual "O Muro e outras páginas". É, sobretudo, conciso, de discursos breves e de desfechos inusitados, o que, não raramente, causa impacto e surpresa ao leitor.

O trabalho com ícones, símbolos e imagens ajuda a construir um conceito novo em cada texto que lemos. Os textos, imediatamente, nos fazem enveredar pelos átrios de suas idéias. Seu trabalho é envolvente e super atual. O escritor é fruto dessa nova geração apaixonada pelo discurso breve e objetivo. O mundo tem pressa e lê mais na virtualidade. Wilson tem uma resposta para esse tempo...

Seus textos falam muito em poucas palavras e são sempre um convite a uma leitura que nos distancia do caos no qual vivemos mergulhado. Poderia dizer que nos leva sempre a uma reflexão de valores, a um novo posicionamento diante da realidade e, mesmo que o texto não tenha a estampa de um discurso ideológico-social, temos um profundo sentimento de encontro com a verdade. O que de melhor se encontra nele é essa crítica sagaz, que pode ser evidenciada no miniconto "Circenses", por exemplo. Um texto que adoraria ver publicado e analisado por críticos de literatura. É, com certeza, um escritor engajado. A ironia também é uma marca de seus trabalhos, a crítica pela convencionalidade e massificação de valores estéticos, oportunamente expressados em seu texto "Estátuas". As "ditaduras" em todos os campos temáticos recebem um tratamento muito peculiar de sua parte. O escritor muito nos honra por propiciar esse encontro do leitor com as "verdades" esquecidas dos nossos tempos. Convido-os todos a abeirar-se de seus textos, darem uma pausa nas suas atividades, rir com eles e depois (como fiz ao ler as OBRAS do amigo escritor), rir de si mesmo.

Wilson possui a excelência em trabalhar a plurissignificância da palavra, uma ambiguidade intencional e, explora, assim, as contradições da realidade com imensa propriedade, por isso o leitor não deverá fazer uma leitura ingênua do seu texto. Em "Desforra", mostra habilmente como o homem procura viver o ideal que muito dista da sua realidade sócio-econômica. Fala do desemprego e acusa em seus personagens a necessidade de manter uma utopia de consumo a alto custo. Nada nele é superficial; ficar nas metáforas e representações que nos apresenta poderia conduzir-nos ao engano.

 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



Alcelétrica
Av. Padroeira do Brasil, 685
Aparecida/SP - (12)3104.1700
Av. J.K. de Oliveira, 890
Guaratinguetá/SP
(12) 3128.6907
www.alceletrica.com.br


Polimédica
Avenida Padroeira do Brasil, 689
Vila Mariana
Aparecida, SP
Tel.: (12) 3105.1377


USEFAZ
Av. Padroeira do Brasil, 957
Guaratinguetá/ SP
Tel.: (12) 3133.6260
usefaz1@uol.com.br


Gustavo Lopes
Rua José Monteiro Amaral, 357
Jardim Paraíba
Aparecida/SP
Tel.: (12) 3105.8439
Cel.: (12) 9744.1194
a.gustavo.lopes@uol.com.br
 
 
  © 2007 • 2014 Jornal O Lince, tem o que ler  | Tel.: (12) 9 9138 5576 | redacao@jornalolince.com.br
  Rua Alfredo Penido, 101, Jardim São Paulo
  Aparecida, SP | CEP 12570-000