O Núcleo de Pesquisa Pró-Memória São José dos Campos da Universidade do Vale do Paraíba, com o patrocínio da PETROBRAS, acaba de lançar mais dois títulos da coleção São José dos Campos – História e Cidade. Tratam-se dos volumes IV e V.
O volume IV, organizado por Valéria Zanetti, discute a Fase Sanatorial de São José dos Campos: Espaço e Doença em 328 páginas distribuídas em doze capítulos escritos por vinte pesquisadores de primeiro naipe.
Logo no início da apresentação do quarto volume, a organizadora Valéria Zanetti, em incontido tom de alívio por mais uma etapa vencida, exclama: “Mais um exemplar finalizado!”. Quem lê o livro logo vê que não se trata de “mais um exemplar”, mas de uma grande contribuição à história da cidade e da saúde no Brasil.
Já o volume V, Crescimento Urbano e Industrialização em São José dos Campos, organizado por Sandra Maria Fonseca da Costa e Leonardo Freire de Mello, reúne dezesseis pesquisadores de não menor envergadura para analisar os processos de urbanização e industrialização joseenses ao longo dos últimos decênios.
Os organizadores, na apresentação do volume, logo adiantam: “nossas investigações e pesquisas resultaram, neste livro, em uma resposta à comunidade joseense sobre o período de aceleração da urbanização e da industrialização da nossa cidade e região.”
Mesmo insistindo no tom local das pesquisas, os estudos empreendidos tem grande importância regional e nacional dado o fato de a cidade ter se constituído, historicamente, em centro econômico valeparaibano e tecnopolo da indústria aeroespacial brasileira.
Compendiada em 38 capítulos e quase 500 páginas, A História de Cunha (1600-2010), livro de autoria de João José de Oliveira Veloso, objetiva mostrar a importância da região do Facão (antiga denominação de Cunha) dentro do contexto valeparaibano.
Como afirma o próprio autor, apesar de uma boa parte dos assuntos abordados no livro já foi publicada em inúmeros boletins, monografias e revistas, investigações suplementares permitiram novos esclarecimentos e capítulos originais.
No prefácio, o professor doutor José Eduardo Marques Mauro, docente do programa de pós-graduação em História da Universidade de São Paulo, após discorrer sobre o cotidiano e contínuo trabalho de João Veloso em prol da preservação e do resgate da cultura cunhense, registra: “Inegavelmente, o livro constituirá um reforço ao aperfeiçoamento da identidade local e regional da população cunhense, pois se constitui em idônea referência para os seus leitores, uma vez que sua narrativa histórica supera o terreno das lendas e dos ‘causos’ (...) o seu cerne está alicerçado na história documental”.
João Veloso é diretor do Centro de Cultura e Tradição de Cunha-SP e há mais de trinta anos está envolvido com a pesquisa e a preservação do patrimônio histórico e cultural de sua cidade e do Vale do Paraíba.
O livro que ora vem a lume é de presença obrigatória nas bibliotecas públicas da região e nas estantes de todos que se interessam pela recomposição da história documental do Vale do Paraíba.
Guaratinguetá ontem e hoje é o mais recente título da coleção Conto, Canto e Encanto com a minha história... uma série da editora Noovha América que já editou livros sobre várias cidades do Vale do Paraíba.
A organização da obra, que possui um fulcro didático-educacional, coube ao Museu Frei Galvão e à competência do casal Thereza Regina de Camargo Maia e Tom Maia. Em suas 136 páginas, o livro segue a formatação dada à coleção desde seus primeiros volumes. São treze capítulos a perpassar temas que matizam entre a geografia e o folclore, a história e o turismo, a cultura e a indústria.
Ao próprio livro, os autores assim se referem na quarta capa: “Índios, bandeirantes e africanos, padroeiros e santos, engenhos e fazendas, príncipes, imperadores e presidentes, rios e serras, escravas, fazendeiras e professoras, geografia e ecologia, guerras e revoluções, cronistas e jornalistas, festas, doces e salgados, tropeiros, caminhantes e peregrinos, de ontem e de hoje, desfilam pelos capítulos deste livro. [...]
Publicado pelo Museu Frei Galvão [...] reúne em suas páginas os mais procurados temas para pesquisa sobre o município, sempre dentro da sua proposta de valorização de nossa terra e nossa gente.
E, se o leitor, estudante ou turista, mais quiser saber, o Arquivo Memória de Guaratinguetá e o Museu Frei Galvão estarão à sua espera, com aquele convite bem à moda do interior paulista: Se achegue, que a casa é sua!”
Lançado no final de outubro, o livro recebeu, em novembro, o concorrido Prêmio Eugênia Sereno 2010, concedido pelo Instituto de Estudos Valeparaibanos.
Acoplan Papelaria e Informática Rua Dr. Rangel de Camargo, 38 Ponte Alta - Aparecida/SP Tel.: (12) 3105.7555 acoplan@uol.com.br |
Hotel Cathedral Avenida Getúlio Vargass, 901 Aparecida/SP Tel.: (12) 3105.1051 Tel.: (12) 3105.3413 www.hotelcatedral.com.br |