Inúmeras mostras de artistas significativos de Aparecida e da Região, exposições fotográficas, lançamento de livros, apresentações musicais. Não fez mais por absoluta falta de condições do Museu.
Para um museu do interior, é de admirar que tenha recebido 15.000 visitantes em dois anos. Isto reflete o dinamismo do trabalho desenvolvido nele e, por outro lado, o interesse do público que espontaneamente freqüenta o mesmo. Há estórias saborosas a respeito do mesmo. Um freqüentador anônimo, homem do povo, entrou ressabiado e se encantou com o que viu. Depois de ver e ler tudo, quatro horas mais tarde, saiu agradecendo e comentando admirado de não saber que, em Aparecida, tinha “uma coisa importante como essa!” Isto vale qualquer esforço para que o Museu continue atuante.
Por isso, parabenizamos o museólogo César Augusto Maia e todos que direta ou indiretamente contribuem de alguma forma para que essa idéia siga em frente, frutifique.
Profª. Cleuza Martins de Carvalho é Mestra pela USP em Literatura Moderna e Contemporânea
O Museu Municipal Prof. José Luiz Pasin nasceu do empenho de alguns amigos do emérito professor que buscavam, de alguma forma, continuar sua obra e, ao mesmo tempo, preservar sua memória.
A alcunha de professor é a que melhor resume o que ele foi: um homem plural, comprometido com o seu tempo, escritor, historiador, profundo conhecedor da História do Vale do Paraíba; incentivador das Artes e defensor da Cultura genuína; reconhecido pela expressiva luta em prol da preservação da Natureza (diga-se de passagem, que ele começou bem antes do mundo acordar e se decidir em sua defesa); no plano político, era monarquista confesso. Em todas as áreas que percorreu era sempre um mestre aclarando e disseminando idéias, abrindo caminhos, professando, ensinando. Daí a escolha dessa denominação.
Quanto ao Museu, a vontade da maioria era pela criação de uma Fundação que refletisse e desse continuidade ao trabalho e às idéias do Professor Pasin. Desejávamos algo parecido com o que ele fez no Pátio das Artes. Não conseguimos. Ficamos com o possível, no momento – um Museu.
E o que é um Museu? Segundo o dicionário, “Museu é o Templo das Musas”, segundo a origem grega. Do latim, ele significa o “lugar destinado a preservação, ao estudo e a apresentação ao público coleções de obras de arte, de bens culturais, científicos ou técnicos.”
Com esse destino foi criado, na gestão passada, em Aparecida, SP, segundo a Lei Municipal nº. 3641/2008 de 07/03/2008 e passando a funcionar a partir do dia 26/07/2008, no prédio da Escola Estadual Chagas Pereira, onde o homenageado fez seus primeiros estudos. Foi nomeado para seu diretor o museólogo César Augusto Maia que se empenhou pessoalmente, em todos os tramites da realização do mesmo, não só na parte burocrática como no que se refere a composição do acervo, reunindo um material básico e levando o projeto adiante.
O lugar escolhido para sediá-lo, enquanto não se construía uma sede própria, foi uma ala da Escola Estadual Chagas Pereira, na praça São Benedito, nº.
Ele possuia uma estrutura inicial de três salas de exposição, o corredor de entrada e uma saleta da direção e reserva técnica: todos sem muita condição de funcionamento. Nos dois anos de existência apresentou resultados significativos frente a precariedade de condições para um Museu. No segundo ano de funcionamento perdeu uma sala, requisitada para a escola. Assim espremida, teve que se reorganizar para que pudesse continuar funcionando. O trabalho dedicado do museólogo Cesar Maia e de sua secretária Heloisa tem demonstrado não só sua capacidade técnica, mas criatividade e jogo de cintura nas adversidades do funcionamento, para realmente desempenhar o papel que todos esperamos do Museu. Mais de sessenta pessoas já doaram algum tipo de material para compor seu acervo. Outras querem fazer o mesmo, mas diante da falta de espaço para exposição e dos cuidados necessários, estão aguardando definições do local definitivo para fazê-lo.
Roseira Imobiliária Av. Mário Monteiro dos Santos França, 29 Vila Roma - Roseira/SP Tel.: (12) 3646.2288 Tel.: (12) 3646.2763 Visite o site |
Eletro Renovadora Pç. Pd. Vitor C. de Almeida, 08 Jardim São Paulo-Aparecida/SP Tel.: (12) 3105.4781 Tel.: (12) 3105.4250 renovadoraseabra@uol.com.br |