Há 40 anos, em 20 de outubro de 1969, nascia pelas mãos de Benedicto Lourenço Barbosa, então um intrépido jovem de 28 anos, o Jornal O Lince.
A época, era o décimo mês de vigência do Ato Institucional nº 5, não favorecia a utopia. As medidas ditatoriais encaminhavam-se para a supressão de qualquer discurso ou ação dissonante, e os anos de chumbo que se instauravam com a Junta Militar Brasileira, então no poder, nada tinham de auspiciosos.
Diferentemente de hoje, o arbítrio era menos sutil.
Nesse clima de direitos políticos cassados, prisões arbitrárias, invasões domiciliares, aposentadorias compulsórias de ministros do Supremo Tribunal Federal, demissões sumárias de profissionais de carreira, professores e pesquisadores universitários, e fechamento de emissoras de rádio, a sobrevivência de um pequeno jornal local ultrapassava os limites do improvável para tornar-se simplesmente impraticável.
Diante de uma retração imposta, ainda assim, O Lince circulou pouco mais de um ano até adormecer.
O acaso o trouxe de volta com nova linha editorial guinada para a história, a cultura e a educação. No bojo desta nova fase, uma proposta diferenciada (e única) no Vale do Paraíba: dar a saber idéias, reflexões, estudos, memórias, artes, literaturas e acontecimentos culturais locais e regional.
Da versão impressa para a digital, as providências ficaram por conta do entusiasmo e, desde setembro de 2007, O Lince circula no cyberespaço global mantendo edições anteriores e transformando-se em fonte de referência para pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados em conhecer um pouco mais da região.
No quadragésimo ano de sua fundação, ao completar seu Jubileu de Esmeralda, O Lince segue com retidão a sua aspiração de tornar-se, a cada edição, um veículo de informação responsável e comprometido com o aprimoramento intelectual, ético e social de seus leitores, reafirmando o seu caráter democrático ao fazer de suas páginas um espaço aberto às idéias consistentes e ao debate fundamentado acerca das coisas valeparaibanas
Alexandre Marcos Barbosa Lourenço
alexandre@jornalolince.com.br
TMC Turismo Rua Valério Francisco, 100 Centro - Aparecida/SP Tel.: (12) 3105 2880 tmcturismo@terra.com.br Visite o website |
Alcelétrica Av. Padroeira do Brasil, 685 Aparecida/SP - (12)3104.1700 Av. J.K. de Oliveira, 890 Guaratinguetá/SP (12) 3128.6907 www.alceletrica.com.br |
Polimédica Avenida Padroeira do Brasil, 689 Vila Mariana Aparecida, SP Tel.: (12) 3105.1377 |