Nova Fase | Ano 1 | Nº 9 | Setembro de 2007
Grafias
Noite escura, rio adentro | Wilson Gorj
Desde que a esposa falecera, a filha Catarina tornou-se o único motivo de alegria na vida solitária do Barão Soares Brito. Pode-se então imaginar o desespero do pai ao ver a filha acamada, a definhar por conta de uma doença misteriosa, para a qual médico algum encontrava cura. O Barão apelou até para os mais afamados curandeiros, cujos feitiços e simpatias também nada acrescentaram à melhora da filha. Restava, portanto, apenas uma saída: a única esperança era um milagre.

No casarão onde moravam, havia um pequeno oratório em tributo à Virgem Maria. Quando era viva, a baronesa costumava ajoelhar-se ali e rezar, horas a fio, diante da imagem sagrada. Devoção que o Barão não compartilhava, haja vista que não era um homem apegado à religião. Tanto que, com o falecimento da companheira, chegou a cogitar em desfazer-se daquele oratório. Se assim não o fez, foi somente por respeito à memória de sua amada mulher.

Agora, depois de haver tentado de tudo para salvar a filha das garras da implacável doença, o pai mundano estava disposto a converter-se em fervoroso devoto, caso uma intervenção divina viesse socorrê-lo em seu desespero. De joelhos diante da Virgem Maria, prometeu-lhe, em troca da cura da filha, uma majestosa capela, em cujo altar assentaria aquela imagem perante a qual a sua finada esposa tanto havia rezado. 

A enferma teve, então, uma súbita recuperação. As febres espaçaram-se; o apetite voltara; aos poucos, sua pele perdia o tom pálido e recobrava o viço de antes.

Em resposta a este sinal promissor, o Barão deu ordens imediatas para começar a construção da prometida capela.  Depois de tanto tempo, a felicidade outra vez aninhara-se em seu coração sofrido.

Contudo, numa noite chuvosa e relampejante, um grito terrível veio arrancar o Barão do seu sono apaziguador. 

O grito partira do quarto ao lado, onde a filha convalescente repousava.
Entrando ali, correu direto para a cama da menina.
Os olhos delas estavam abertos, arregalados... Imóveis!

Dessa forma, o cruel destino aplicava mais um golpe fatal na vida do Barão. Depois de sua mulher, agora a morte levava-lhe a filha querida. 
Ensandecido pela dor, o pai revoltado apanhou no oratório a imagem da santa, pois, em sua cabeça perturbada, acreditava que a Virgem o traíra, não cumprindo com a parte dela no contrato selado e autenticado sob o manto da fé.

A galope no seu cavalo mais veloz, saiu desembestado em direção ao Rio Paraíba. 
Ao longe, entreviu, em meio à chuva e à escuridão, a correnteza agitada e caudalosa. Sem medir conseqüências, esporou o animal ao encontro daquelas águas turvas...

Desse mergulho desvairado, é bom dizer, apenas o cavalo se salvou.
Anos mais tarde, graças à rede de três pescadores, chegou a vez de a imagem emergir das profundezas do Paraíba – esse rio que até hoje conserva os ossos do Barão. 

Wilson Gorj

Autor de "Sem Contos Longos". Com esse conto obteve o primeiro lugar no XVIII Concurso de Contos promovido pela Biblioteca Pública Municipal de Aparecida

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



Roseira Imobiliária
Av. Mário Monteiro dos Santos França, 29
Vila Roma - Roseira/SP
Tel.: (12) 3646.2288
Tel.: (12) 3646.2763
Visite o site

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



Eletro Renovadora
Pç. Pd. Vitor C. de Almeida, 08
Jardim São Paulo-Aparecida/SP
Tel.: (12) 3105.4781
Tel.: (12) 3105.4250
renovadoraseabra@uol.com.br

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



Casarão
Estrada Vale do Sol, 33 - Km 163
Roseira/SP
Tel.: (12) 3646.2535

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



Passeios de Balsa
no Porto Itaguaçu
Aparecida/SP
Tel.: (12) 3105.6170
Cel.: (12) 9131.7269
††© 2007 • 2014 Jornal O Lince, tem o que ler  | Tel.: (12) 9 9138 5576 | redacao@jornalolince.com.br
  Rua Alfredo Penido, 101, Jardim São Paulo
  Aparecida, SP | CEP 12570-000