Nova Fase | Ano 1 | Nº 12 | Dezembro de 2007
Grafias
Eles entre nós | Reinaldo Cabral
  Ao fim da tarde de um certo dia, subo até o ponto mais alto da cidade para fotografar o local onde está sendo construída uma gigantesca imagem de Nossa Senhora Aparecida. De forma panorâmica, vejo, do alto, ruas e casas.

  Numa questão de segundos, giro em 360 graus e fotografo tudo. Tudo... Surgem, então, as lembranças. Enxergo uma velha árvore, que a tudo presenciava em silêncio, já cansada pelo tempo, porém ladeada de pequenos brotos. Em frente das casas, reparo na alegria das crianças com seus presentes e brinquedos natalinos.

  Ecos repercutidos pelos morros de Aparecida me trazem vozes agudas de ingênuas crianças, as quais dizem: “Olha o que eu ganhei!!” E outras são ouvidas cantando: “Gira, gira, gira: girouuu...” Eles respondem: “Cuidado, crianças.”

  Então, em pensamento, desço até a rua e decido entrar na casa antiga.

  Abro o portão de madeira e, à esquerda, revejo o estreito corredor de cacos de pisos coloridos, tendo, ao final, a cozinha com seus azulejos azuis. Olho para a cristaleira em verniz marrom: meus olhos se fixam no brilho das louças brancas com filetes azuis-marinhos, na transparência das taças... Esperavam o Feliz Mês de Dezembro.

  Do outro lado da janela verde, na linha do horizonte, construções confusas escondem a bela Basílica Velha. No quintal, o fogão avermelhado, a lenha alimentando o fogo amarelo. O jantar. No céu noturno, os olhos a contemplar e contar estrelas, tentando em vão achar a nave do Dr. Smith, como nós, Perdidos no Espaço.

 Na sala, a Árvore de Natal de onde as luzes reluzem sobre o retrato em preto e branco.
  O rádio-vitrola de madeir,: a melódica canção em mono, o disco rodando em 78, as espirais girando, girando e girando e... CATAPLUM!!!

  O reboar muito forte de um trovão me traz de volta. Com os olhos abertos para a realidade, percebo que a casa antiga continua presente apenas em minhas lembranças.

 A chuva começa a cair. Já é hora de ir para casa, mas qual? Uma tão longe e outra tão perto. “Hoje, entendo as chuvas de dezembro, e alguns olhares marejados na noite de Natal. Mas que isso fique somente entre nós.”

  Chega a esperada e mágica noite de Natal. A nova casa está iluminada e cheia de familiares e amigos! No meu canto, penso em segredo. Sinto que “eles” estão presentes entre nós. Secretamente, capto a resposta: “Não poderíamos deixar de estar!” Tim-tim... FELIZ NATAL!!!

Reinaldo Cabral

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



Roseira Imobiliária
Av. Mário Monteiro dos Santos França, 29
Vila Roma - Roseira/SP
Tel.: (12) 3646.2288
Tel.: (12) 3646.2763
Visite o site

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



Eletro Renovadora
Pç. Pd. Vitor C. de Almeida, 08
Jardim São Paulo-Aparecida/SP
Tel.: (12) 3105.4781
Tel.: (12) 3105.4250
renovadoraseabra@uol.com.br

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



Casarão
Estrada Vale do Sol, 33 - Km 163
Roseira/SP
Tel.: (12) 3646.2535

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



Passeios de Balsa
no Porto Itaguaçu
Aparecida/SP
Tel.: (12) 3105.6170
Cel.: (12) 9131.7269
††© 2007 • 2014 Jornal O Lince, tem o que ler  | Tel.: (12) 9 9138 5576 | redacao@jornalolince.com.br
  Rua Alfredo Penido, 101, Jardim São Paulo
  Aparecida, SP | CEP 12570-000